Voltamos atrás no tempo, relembrando a altura em que lemos este livro na nossa infância.
A editora Livros do Brasil publica A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, de Selma Lagerlöf, a primeira mulher a ser distinguida com o Prémio Nobel de Literatura, em 1909.
História adotada em todas as escolas suecas e traduzida para mais de cinquenta línguas, A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, obra maior de Selma Lagerlöf, é agora publicada na coleção Dois Mundos, na sua versão integral. A presente edição junta os dois volumes originalmente lançados em 1906 e 1907, traduzidos do sueco por João Reis e reproduzindo as famosas ilustrações de Bertil Lybeck.
Nem Super-Homem, nem avião… é apenas um rapaz arisco de catorze anos, «alto, magricela e loiro», que um dia acorda transformado em duende e que, profundamente intrigado com a sua nova condição, com «este infortúnio assustador», parte quase que por acidente à aventura, voando no dorso de um ganso por paisagens suecas. Eis um pequeno tratado de geografia e ecologia, que é também uma viagem de autodescoberta e de transformação interior, uma encantadora fábula intemporal.
Sinopse:
Num domingo de manhã, enquanto os seus pais vão à missa, Nils adormece sobre o livro que deveria estudar. Quando um ruído o desperta, dá com um duende de rosto enrugado sentado sobre o baú. Maldosamente, lança sobre ele o apanha-borboletas e ri-se às suas custas, mas de um momento para o outro vê-se também ele transformado num ser minúsculo, que irá cruzar os céus da Suécia acompanhando o voo migratório de um bando de gansos-bravos.
História que resulta de uma encomenda feita a Selma Lagerlöf com o objetivo de ensinar às crianças suecas a geografia do seu país, A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia é um romance apaixonante de celebração do equilíbrio entre Homem e Natureza, um convite a deixar-se encantar pela história e pelas lendas locais e a olhar com respeito e bondade para todos os seres.
Os nossos 2 cents:
Adoramos! Eu já tinha lido ha muitas décadas atrás este livro, e nos anos 80/90 houve uma série de televisão que me marcou na altura sobre a história do Nils. Ler este livro com o meu filho, em conjunto, eu lia num dia em voz alta, o outro no outro dia, foi uma aventura. Gostamos bastante e recomendamos a miúdos e graúdos este livro cheio de aventura e descobrimento, e ficamos com vontade de conhecer a Suécia.
View this post on Instagram
Sobre a Autora:
Selma Lagerlöf
Nasceu a 20 de novembro de 1858, em Mårbacka, na província sueca de Värmland, e aí viria a falecer a 16 de março de 1940. Com uma obra profundamente inspirada nas histórias de encantar e lendas populares do seu país, tornou-se, em 1909, a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel de Literatura e em 1914 foi nomeada membro da Academia Sueca. É autora de títulos como A Saga de Gösta Berling (1891), Os Milagres do Anticristo (1897) e O Tesouro (1904).
Título: A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia
Autora: Selma Lagerlöf
Tradução: João Reis
Páginas: 644
PVP: 22,20€
Coleção: Dois Mundos